Aulinha básica de fibras têxteis
Por Ale Farah, especial para ADN reset
Na próxima coluna vamos falar dos tecidos mais responsáveis, mas hoje vamos ao básico e conhecer os três tipos de fibras têxteis que compõem os tecidos mais usados pela moda.
Hoje, é chique saber o que estamos comprando. Precisamos nos informar não só sobre o modelo, o comprimento e a cor das roupas, mas também ter informações sobre o tecido de que a roupa é feita. Então, sem mais delongas vamos aos três tipos de fibras têxteis ou filamentos têxteis que por suas características de flexibilidade, suavidade, elasticidade, resistência, tenacidade e finura, estão aptas às aplicações na moda.
Fibras Naturais
São de origem animal ou vegetal.
As fibras de origem animal são obtidas do pelo de animais como a lã de ovelha, alpaca, ou de casulos, como o bicho-da-seda.
Elas têm como principais características serem facilmente. tingidas e absorverem a transpiração
As fibras de origem vegetal vem das plantas, de suas penugens (algodão), dos caule (linho, cânhamo, juta, rami), das veias foliares (ráfia, sisal). São fibras que facilmente tingidas e absorvem bem a transpiração.
Fibras Artificiais
A origem das fibras artificiais são plantas, como árvores que produzem celulose. A diferença é que elas, com muita química, são transformadas em fibras de superfície regular e comprimento longos. Rayon, viscose, cupro, acetato, modal e liocel são algumas fibras artificiais. No processo, elas atingem a gramatura, comprimento e brilho desejados.
Fibras Sintéticas
As fibras sintéticas representam 55% das fibras e são produzidas a partir de polímeros derivados do petróleo, ou seja de fontes não renováveis. São as mais baratas. Elas consomem mais de 12 bilhões de litros de petróleo. Primeiro, o petróleo é sintetizado em resinas plásticas e depois transformadas em fios e depois em tecidos.As principais fibras sintéticas são o nylon, as fibras de poliéster, poliamida e as fibras acrílicas, como feltro. As fibras sintéticas têm alto rendimento do tecido. Elas tem baixa absorção de umidade, baixa respirabilidade e eletrostática, difíceis de tingir e requerem corantes especiais.
Agora que a gente já conhece os três tipos de fibras é bom lembrar que na produção dos tecidos as tecelagens mixam as fibras juntas. Então é muito comum ter roupas com 80% algodão, 20% poliéster e por aí vai. Leia a etiqueta e se informe antes de fazer sua escolha.